Entenda o sistema avaliativo escolar no ensino híbrido

O ano de 2020 trouxe novos desafios à comunidade escolar devido à pandemia da Covid-19, que atingiu mundialmente a área da educação. Nesse sentido, em pouco tempo, foi preciso preparar-se para que os alunos recebessem, em suas casas, a educação de qualidade que recebiam em sala de aula, com um sistema avaliativo que fosse compatível ao contexto atual.

O Colégio Physics busca estar sempre alinhado às tendências e necessidades do século XXI. Tendo como intuito principal proporcionar aos seus alunos uma experiência educacional inovadora e completa. Para isso, considerando o cenário global que estamos vivendo, foi necessário implementar ferramentas que contribuíssem com o ensino online e híbrido. Como é o caso da Plataforma A+ Digital, que se mantém sendo uma importante aliada neste momento no qual o ensino híbrido tornou-se uma realidade. Por meio da plataforma, os alunos podem ter acesso a “cadernos” de todas as disciplinas, organizados por seus Professores, por data e conteúdo, facilitando, assim, a organização, aprendizado e o sistema avaliativo.

Visualização dos cadernos organizados dentro da Plataforma A+ Digital, principal ferramenta utilizada no sistema avaliativo no modelo híbrido de ensino.

A Plataforma A+ Digital e o sistema avaliativo no ensino híbrido

Quanto à avaliação, é válido esclarecer que o uso da Plataforma A+ permite ao docente conferir todos os acessos e exercícios realizados por seus alunos. Além disso, é possível conferir a frequência de acesso e da utilização do chat destinado a dúvidas e outras questões. Assim, os docentes conseguem realizar suas avaliações no modelo híbrido de ensino, a partir da correção de atividades respondidas pelos alunos na Plataforma A+ Digital. Bem como com base na interação e participação nas aulas ao vivo, realizadas por meio de videoconferência, e da realização de simulados realizados para o Ensino Fundamental e Médio.

Sendo assim, observa-se que os alunos possuem um constante, e direto, canal de diálogo com o seu professor em dois momentos distintos: 

  • Plataforma A+ Digital: No momento em que o aluno realiza uma série de exercícios, simulados e demais atividades propostas pelo docente. Bem como no momento em que o aluno recebe o feedback do professor por meio das correções de suas atividades. E também por meio das interações no chat disponível na plataforma;
  • Aulas online: durante as aulas ao vivo, realizadas por videoconferência, os alunos têm a oportunidade de tirar suas dúvidas diretamente com o professor. Os alunos podem sanar suas dúvidas tanto por meio do chat, como por meio do microfone.

Cabe destacar também que, ao término de cada aula, o docente disponibiliza a gravação da videoconferência em um caderno de aulas gravadas, que está disponível na Plataforma A+ Digital.

O futuro da educação pós-pandemia

Observa-se, a partir desta nova cultura escolar, surgida a partir do contexto da pandemia, que há também outras formas de avaliar o estudante. A partir dessas atuais propostas, também é possível, individualizar cada vez mais o atendimento aos discentes, focando em uma avaliação para a aprendizagem. Bem como acompanhar as habilidades e competências dos alunos e alunas, adaptando o modelo avaliativo, no qual é possível contar com o auxílio de uma plataforma online flexível, atual e personalizada.

Também é possível compreender que a participação familiar nesse processo escolar torna-se ainda mais importante. Trata-se de uma forma de proporcionar ao aluno um maior engajamento, participação e interação nas dinâmicas e atividades escolares propostas diante do modelo de ensino híbrido.