Material Didático

SEI (Sistema de Ensino Inspira) – Infantil e fundamental I

A Coleção Estudo Ensino Fundamental II tem o objetivo de ser, para o aluno, a principal referência do conjunto de conhecimentos de cada área e propiciar apoio e incentivo ao hábito de estudo e ao prazer em aprender.

O referencial pedagógico do Bernoulli Sistema de Ensino, visando a uma educação de excelência, assume concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da conceituação e da avaliação.

O material didático está estruturado de modo a permitir a ampliação da compreensão de mundo por meio de textos atualizados, imagens e esquemas claros e atrativos, com atividades formativas e significativas.

A Coleção Estudo Ensino Fundamental II promove a articulação entre as diversas áreas do conhecimento e funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e planetária, essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Das teorias educativas contemporâneas, consideramos, principalmente, a consciência do papel da escola na formação dos cidadãos protagonistas e o poder do currículo como instrumentos transformadores da sociedade. Para realização da transposição didática em sintonia com o nosso ideal de educação, tomamos como referência alguns princípios didático-pedagógicos:

Foco no desenvolvimento de habilidades e competências;

De forma simplificada, desenvolver competência significa desenvolver a capacidade de mobilizar recursos para se resolver uma situação complexa. Nesse sentido, as propostas do livro didático são centradas no desenvolvimento da capacidade de “saber fazer” (habilidade). É preciso, por exemplo, valorizar o desenvolvimento de habilidades como comparar ou justificar, independentemente do que se esteja comparando ou justificando. O foco deixa, então, de ser o conteúdo, embora ele ainda seja visto como o meio pelo qual é possível desenvolver habilidades, posto que viabiliza a aplicação de conceitos e conhecimentos na resolução de situações-problema apresentadas aos alunos.

Todos os livros, incluindo o “Manual do Professor”, apresentam atividades que estimulam o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação, considerando essas tecnologias como instrumentos que facilitam e estimulam a aprendizagem.

Vídeos do YouTube, sites, blogues, aplicativos, jogos digitais são sugeridos como forma de ampliar os conteúdos trabalhados, tornando-os mais atrativos e interessantes. A utilização desses recursos visa despertar no aluno o desejo e o prazer de aprender.

 

Sistema de Ensino Bernoulli (Ensino fundamental II)

A Coleção Estudo Ensino Fundamental II tem o objetivo de ser, para o aluno, a principal referência do conjunto de conhecimentos de cada área e propiciar apoio e incentivo ao hábito de estudo e ao prazer em aprender.

O referencial pedagógico do Bernoulli Sistema de Ensino, visando a uma educação de excelência, assume concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da conceituação e da avaliação.

O material didático está estruturado de modo a permitir a ampliação da compreensão de mundo por meio de textos atualizados, imagens e esquemas claros e atrativos, com atividades formativas e significativas.

A Coleção Estudo Ensino Fundamental II promove a articulação entre as diversas áreas do conhecimento e funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e planetária, essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Das teorias educativas contemporâneas, consideramos, principalmente, a consciência do papel da escola na formação dos cidadãos protagonistas e o poder do currículo como instrumentos transformadores da sociedade. Para realização da transposição didática em sintonia com o nosso ideal de educação, tomamos como referência alguns princípios didático-pedagógicos:

 

Foco no desenvolvimento de habilidades e competências;

De forma simplificada, desenvolver competência significa desenvolver a capacidade de mobilizar recursos para se resolver uma situação complexa. Nesse sentido, as propostas do livro didático são centradas no desenvolvimento da capacidade de “saber fazer” (habilidade). É preciso, por exemplo, valorizar o desenvolvimento de habilidades como comparar ou justificar, independentemente do que se esteja comparando ou justificando. O foco deixa, então, de ser o conteúdo, embora ele ainda seja visto como o meio pelo qual é possível desenvolver habilidades, posto que viabiliza a aplicação de conceitos e conhecimentos na resolução de situações-problema apresentadas aos alunos.

Todos os livros, incluindo o “Manual do Professor”, apresentam atividades que estimulam o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação, considerando essas tecnologias como instrumentos que facilitam e estimulam a aprendizagem.

Vídeos do YouTube, sites, blogues, aplicativos, jogos digitais são sugeridos como forma de ampliar os conteúdos trabalhados, tornando-os mais atrativos e interessantes. A utilização desses recursos visa despertar no aluno o desejo e o prazer de aprender.

 

SEI (Sistema de ensino Inspira)-médio e pré-vestibular

O SPE Inspira elabora materiais didáticos com os mais elevados padrões de qualidade, a fim de oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de educadores e educandos em todo o Brasil.

A escola conveniada ao SPE Inspira, além de adquirir materiais didáticos de alto padrão, conta com soluções educacionais que elevam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos.

Oferecemos um suporte pedagógico completo com reuniões, palestras e oficinas para a comunidade escolar: pais, professores, alunos e gestores.

Os livros didáticos apresentam-se em uma coleção dividida em 4 volumes e por bimestres. Sua composição é feita a partir de uma grade de conteúdos com bases fundamentadas no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essa grade é executada com o auxílio de Exercícios Resolvidos, Exercícios de aprendizagem e Praticando o Enem, tudo para que o aluno treine e prepare seu potencial dentro do próprio livro didático. As disciplinas são divididas por frentes, de maneira a organizar os conteúdos das disciplinas.

Além dos livros temos revistas temáticas pensadas para cada feriado prolongado. Estas são divididas em 4 edições: Carnaval, Páscoa, Férias e Revisão Final. Consistem em baterias de exercícios que contêm uma significativa quantidade de questões, todas gabaritadas. Os objetos de estudos trabalhados nas revistas estão todos interligados aos volumes dos livros didáticos a cada bimestre. Portanto, o aluno sempre terá um material de apoio para exercitar e aprimorar ainda mais os seus conhecimentos.

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