Protocolo volta as aulas

INFANTIL ATÉ FUNDAMENTAL 1 ATÉ O 3º ANO:

Neste momento de incertezas e insegurança, contem com nossa responsabilidade, transparência e total apoio à forma como optarem por agir, desde que seguidos os protocolos locais. Nossos alunos precisam de adultos alegres e confiantes e, podem ficar tranquilos, isso eles terão por aqui.

Compartilhamos agora uma visão geral das nossas ações que estão sendo feitas no colégio Physics.

O ACOLHIMENTO DA ENTRADA

Este momento é sempre muito especial, quando o(a) filho(a) olha para os pais e, com a mesma confiança, entra na escola. Importante antecipar aos alunos que teremos as novidades abaixo:

  1. Uso obrigatório da máscara de tecido ou descartável, cobrindo boca e nariz, para entrar na escola. Temos visto algumas crianças com máscaras de seus personagens favoritos, e com isso criamos um contexto para que ela permaneça protegida com o seu super-herói.
  2. Para evitar aglomerações e com foco na segurança de todos, enviaremos pelo aplicativo o horário específico da entrada de cada turma. Pedimos que apenas leve seu(ua) filho(a) no horário de entrada designado para sua turma.
  3. Aguarde na fila sem se aproximar do colega à frente. Mantenha a distância segura.
  4. Iremos aferir a temperatura de cada criança, então pedimos compreensão de todos nos primeiros dias neste momento.
  5. Disponibilizaremos o tapete de higienização, no qual explicaremos aos nossos alunos que neste momento eles estão “expulsando” o risco do vírus. Com isso, pediremos para todos higienizarem os calçados no tapete com o tom acolhedor e leve que temos com os nossos alunos, especialmente desta idade. O procedimento será: “primeiro pise no centro do tapete, que contém o material higienizador, e depois nas laterais para secar o calçado”.
  6. De forma bem lúdica e parabenizando cada aluno que fizer o procedimento corretamente, encaminharemos nossos alunos para higienizar as suas mãos com álcool em gel no dispenser posicionado próximo à entrada da escola.

 

O USO DA MÁSCARA DENTRO DA ESCOLA: SEGURANÇA PARA TODOS

  1. O uso de máscara será obrigatório enquanto o aluno estiver na escola.
  2. O aluno deverá ter na mochila mais três máscaras, para troca e para caso alguma caia no chão.
  3. Por orientação médica, a troca da máscara é obrigatória. No meio do turno será feita a troca de máscara. Um aviso sonoro indicará o momento da troca.
  4. Deixaremos claro aos nossos alunos que é permanentemente proibido pegar emprestado máscara do amigo, mas pedimos que usem as máscaras em casa com eles, orientando o modo correto de uso. Sabemos que com a nossa união teremos um sucesso maior para incutir este novo hábito em nossas crianças.
  5. Outro ponto importante do uso da máscara é ensinar o momento em que se deve retirar: exclusivamente na hora de comer ou beber, ou quando for trocar por outra máscara.
  6. O uso de escudo facial pelo seu(ua) filho(a) é recomendado, mas trata-se de um equipamento opcional.

 

DESLOCAMENTO DAS TURMAS COM O CONCEITO DE ILHA

  1. O deslocamento deverá ser feito de forma calma, sem correr. Como garantir isso com os nossos alunos mais novos? Faremos apresentações e aulas sobre o tema, explicando a importância de cada ação no deslocamento, assim como teremos funcionários sinalizando e apoiando neste momento.
  2. Nestes deslocamentos, a sinalização no chão para os nossos alunos será mais um desafio e sabemos que criando histórias e com criatividade, este poderá ser um momento prazeroso para todos. A missão será seguir a trilha definida por adesivos no chão, respeitando o sentido indicado e iremos comemorar ao entrar no destino com a missão cumprida.
  3. Contextualizando com o trânsito e a importância de parar no sinal vermelho, por exemplo, explicaremos para que no momento de parar cada um fique na sinalização do chão. Estamos criando vários temas que irão contextualizar com a realidade, trabalhando assim dentro destas regras os objetos do conhecimento referente a cada idade.

 

A SEGURANÇA NA SALA DE AULA

  1. Acompanharemos todos, para evitar compartilhamento de itens, e caso algum aluno leve à boca algum objeto, iremos deixá-lo(a) brincar e depois imediatamente higienizar, mantendo a forma de retirada do objeto o mais leve possível.
  2. Importante contar novamente com o apoio das famílias, explicando que não poderá ser compartilhada comida com os amigos. Iremos alinhar isso com eles, diariamente.
  1. Cada aluno terá o seu espaço na sala, mantendo o distanciamento necessário.
  2. O Comitê fez um estudo cuidadoso na escola Physics com o foco no replanejamento da capacidade das salas, considerando o protocolo de distanciamento determinado pelo município. Exemplo: uma turma que tem 50 alunos, sala com capacidade reduzida para 20 para atender ao protocolo municipal. A turma será dividida em três turmas menores para rodízio de comparecimento à escola.

 

A SEGURANÇA NOS INTERVALOS

  1. Teremos rodízio no momento do pátio entre as turmas do infantil até 3º ano do ensino fundamental, evitando assim aglomeração.

A SEGURANÇA NA ALIMENTAÇÃO

  1. Por medida de segurança, os bebedouros da escola estarão interditados. Pedimos encaminhar com seu(ua) filho(a) a própria garrafinha com água.
  2. Pedimos para que todos levem os seus lanches. Importante reforçar que não poderá ser compartilhado.
  3. Enquanto as cantinas não estiverem liberadas para funcionamento, a alimentação também deve ser trazida de casa.
  4. Quando as cantinas estiverem liberadas, elas seguirão rígido protocolo de higiene. Primeiro, faça o pagamento, depois higienize suas mãos com álcool em gel para então receber a comida.

A SEGURANÇA NA ESCOLA

  1. A escola terá dispenser de álcool em gel em todas as salas e também distribuídos em corredores e ambientes maiores (pátio, quadra, dentre outros).
  2. Coloque também na mochila do(a) seu(ua) filho(a) frasquinho de álcool em gel próprio.
  3. Caso algum objeto do(a) aluno(a) caia no chão, pegue um pouco de álcool em gel para higienizá-lo, e higienize suas mãos também. Esta também é uma ação que poderá ser já praticada em casa.
  4. Sempre que sair e voltar à sala de aula, o aluno higienizará suas mãos com álcool em gel.

 

A SEGURANÇA NOS BANHEIROS

  1. É importante não haver aglomeração no banheiro. Por esse motivo, cada banheiro terá um indicador de capacidade máxima em sua entrada, que será respeitada quando a professora encaminhar o aluno. Exemplo: se a capacidade máxima for de 2 (duas) pessoas e já houver duas pessoas lavando suas mãos nas pias, o aluno aguardará, seguindo a sinalização do chão, até uma delas sair para o seu(ua) filho(a) entrar.

 

O MOMENTO DA DESPEDIDA DO DIA E EM CASA:

  1. É de suma importância todos os responsáveis respeitarem horário de saída designado para a turma do aluno, com o foco em evitar aglomeração.
  2. Novamente teremos a nossa missão (momento lúdico) em seguir a trilha de saída, indicada pelas setas no chão, parabenizando o aluno sempre que acertar.
  3. Importante manter o deslocamento com calma, garantindo a distância do colega da frente.
  4. Abrace seu(ua) filho(a), já parabenizando pelo dia e converse em casa sobre as suas percepções.
  5. Use o aplicativo Physics para registrar algo que queira compartilhar sobre o seu filho. A nossa comunicação será fundamental para o sucesso emocional e pedagógico do aluno. Caso ainda não tenha acessado, faça o download no link abaixo.

Android: https://apps.apple.com/app/id1501339910

iOS:  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.eem.physics

 

O BEM-ESTAR DE TODOS

Caso algum(a) aluno(a) se sinta mal, ligaremos para a família imediatamente, para que este estudante possa ser acolhido e cuidado pela sua família. Lembre-se: isso é temporário. A pandemia passa, a escola permanece.

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA

Para garantir toda a segurança dentro da escola, fizemos inúmeros investimentos. Citamos abaixo alguns deles:

  • Infraestrutura de TI, para garantir a transmissão das aulas para quem ficar em casa;
  • Aulas nos pátios, para garantir distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas;
  • Portas e janelas abertas;
  • Instalação de ventilador onde antes só tínhamos ar condicionado;
  • Limpeza de banheiros e superfícies de contato (corrimão, maçaneta, porta) de duas em duas horas;
  • Aumento do estoque permanente de água sanitária e álcool em gel 70%;
  • Instalação de dispenser em todas as salas de aula e corredores de áreas administrativas;
  • Higienização de carteiras, portas, maçanetas e ar-condicionado antes e depois de cada turno;
  • Medição da temperatura com termômetro digital infravermelho;
  • Instalação do tapete higienizador para os sapatos.

 

COMUNICADO PARA 4º ANO ATÉ O 9º ANO:

O ACOLHIMENTO DA ENTRADA

Este momento é sempre muito especial e será importante antecipar aos alunos que teremos as novidades abaixo:

  1. Uso obrigatório da máscara de tecido ou descartável, cobrindo boca e nariz, para entrar na escola.
  2. Para evitar aglomerações e com foco na segurança de todos, enviaremos pelo aplicativo o horário específico da entrada de cada turma. Pedimos que apenas leve seu(ua) filho(a) no horário de entrada designado para sua turma.
  3. Aguarde na fila sem se aproximar do colega à frente. Mantenha a distância segura.
  4. Iremos aferir a temperatura de cada aluno.
  1. Disponibilizaremos o tapete de higienização: o procedimento será primeiro pisar no centro do tapete, que contém o material higienizador, e depois nas laterais para secar o calçado.
  2. Higienização das mãos com álcool em gel no dispenser posicionado próximo à entrada da escola.

 

O USO DA MÁSCARA DENTRO DA ESCOLA: SEGURANÇA PARA TODOS

  1. O uso de máscara será obrigatório enquanto o aluno estiver na escola.
  2. O aluno deverá ter na mochila mais três máscaras, para troca e para caso alguma caia no chão.
  3. Por orientação médica, a troca da máscara é obrigatória. No meio do turno será feita a troca de máscara. Um aviso sonoro indicará o momento da troca.
  4. Deixaremos claro aos nossos alunos que é permanentemente proibido pegar e emprestar máscara.
  5. O estudante só poderá retirar a máscara em três momentos: hora de comer, de beber ou quando for trocar por outra máscara.
  6. O uso de escudo facial é recomendado, mas trata-se de um equipamento opcional.

 

DESLOCAMENTO DAS TURMAS COM O CONCEITO ILHA

  1. O deslocamento deverá ser feito de forma calma, sem correr.
  1. Caminhar apenas na sinalização do chão, feita por adesivos.
  2. Parar apenas nas sinalizações do chão com adesivo.

 

A SEGURANÇA NA SALA DE AULA

  1. Não poderá emprestar itens dentro da sala de aula: lápis, caneta, borracha, entre outros.
  2. Cada aluno terá o seu espaço na sala, mantendo o distanciamento necessário.
  1. O Comitê fez um estudo cuidadoso na escola Physics com o foco no replanejamento da capacidade das salas, considerando o protocolo de distanciamento determinado pelo município. Exemplo: uma turma tem 50 alunos, sala com capacidade reduzida para 20 para atender ao protocolo municipal. A turma será dividida em três turmas menores para rodízio de comparecimento à escola.

 

A SEGURANÇA NOS INTERVALOS

  1. Teremos rodízio e sinalização durante os intervalos e deslocamentos.

A SEGURANÇA NA ALIMENTAÇÃO

  1. Por medida de segurança, os bebedouros da escola estarão interditados. Peça a seu(ua) filho(a) para levar a própria garrafa com água.
  1. Enquanto as cantinas não estiverem liberadas para funcionamento, a alimentação também deve ser trazida de casa.
  2. Pedimos para que todos levem os seus lanches, pois ele não poderá ser compartilhado.
  3. Quando as cantinas estiverem liberadas, elas seguirão rígido protocolo de higiene. Primeiro, fazer o pagamento, depois higienizar suas mãos com álcool em gel para, então, receber a comida.

A SEGURANÇA NA ESCOLA

  1. A escola terá dispenser de álcool em gel em todas as salas e também distribuídos em corredores e ambientes maiores (pátio, quadra, dentre outros).
  1. Coloque também na mochila de seu(ua) filho(a) frasquinho de álcool em gel próprio.
  2. Caso algum objeto caia no chão, o aluno pegará um pouco de álcool em gel para higienizá-lo, e higienizará suas mãos também.
  3. Sempre que sair e voltar à sala de aula, o aluno higienizará suas mãos com álcool em gel.

 

A SEGURANÇA NOS BANHEIROS

  1. É importante não haver aglomeração no banheiro. Por esse motivo, cada banheiro terá um indicador de capacidade máxima em sua entrada, que será respeitada quando a professora encaminhar o aluno. Exemplo: se a capacidade máxima for de 2 (duas) pessoas e já houver duas pessoas lavando suas mãos nas pias, o aluno aguardará, seguindo a sinalização do chão, até uma delas sair para o seu(ua) filho(a) entrar.

 

O MOMENTO DA DESPEDIDA DO DIA E EM CASA:

  1. É de suma importância todos os responsáveis respeitarem horário de saída designado para a turma do aluno, com o foco em evitar aglomeração.
  1. Importante manter o deslocamento com calma, garantindo a distância do colega da frente.
  2. Use o aplicativo Physics para registrar algo que queira compartilhar. A nossa comunicação será fundamental para o sucesso emocional e pedagógico do aluno. Caso ainda não tenha acessado, faça o download no link abaixo.

Android: https://apps.apple.com/app/id1501339910

iOS:  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.eem.physics

 

O BEM-ESTAR DE TODOS

Caso algum(a) aluno(a) se sinta mal, ligaremos para a família imediatamente, para que este estudante possa ser acolhido e cuidado pela sua família. Lembre-se: isso é temporário. A pandemia passa, a escola permanece.

 

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA

Para garantir toda a segurança dentro da escola, fizemos inúmeros investimentos. Citamos abaixo alguns deles:

  • Infraestrutura de TI, para garantir a transmissão das aulas para quem ficar em casa;
  • Aulas nos pátios, para garantir distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas;
  • Portas e janelas abertas;
  • Instalação de ventilador onde antes só tínhamos ar condicionado;
  • Limpeza de banheiros e superfícies de contato (corrimão, maçaneta, porta) de duas em duas horas;
  • Aumento do estoque permanente de água sanitária e álcool em gel 70%;
  • Instalação de dispenser em todas as salas de aula e corredores de áreas administrativas;
  • Higienização de carteiras, portas, maçanetas e ar-condicionado antes e depois de cada turno;
  • Medição da temperatura com termômetro digital infravermelho;
  • Instalação do tapete higienizador para os sapatos.

 

ENSINO MÉDIO e Pré-vestibular

 

Orientações para os alunos:

  • É obrigatório usar máscara de tecido ou descartável, cobrindo boca e nariz, para entrar na escola.
  • Aguarde na fila sem se aproximar do colega à frente.
  • Aguarde ter sua temperatura aferida e informada.
  • Higienize os calçados no tapete: primeiro pise no centro do tapete, que contém o material higienizador, e depois nas laterais para secar o calçado.
  • Higienize suas mãos com álcool em gel no dispenser posicionado próximo à entrada da escola.
  • Aguarde seu local na fila da entrada, garantindo distanciamento de 1,5m, assim evitaremos aglomerações.

Uso de máscara

  1. O uso de máscara é obrigatório enquanto você estiver na escola.
  1. Você deve levar mais três máscaras na mochila, para troca e para caso alguma caia no chão.
  2. A troca de máscara é obrigatória. No meio do turno será feita a troca de máscara. Um aviso sonoro indicará o momento da troca.
  3. É permanentemente proibido pegar emprestado máscara de outra pessoa.
  4. Você só deve remover a máscara na hora de comer ou beber, ou quando for trocar por outra máscara.
  5. O uso de escudo facial é recomendado, porém trata-se de um equipamento opcional.

Deslocamento interno na escola

  1. O deslocamento deve ser feito de forma calma, sem correr.
  2. Para se deslocar entre as dependências da escola, siga a trilha definida por adesivos no chão, respeitando o sentido indicado.
  3. Ao parar em ambientes externos, posicione-se nos pontos indicados, também por adesivos, mantendo dois metros de distância de outros colegas, de professores e de funcionários.

Na sala de aula

  1. Não compartilhe objetos com colegas e/ou professores (celular, caderno, lápis, caneta, papel, dentre outros).
  1. Não compartilhe comida e bebida com colegas e professores.
  2. Sente-se nas cadeiras indicadas, mantendo o distanciamento necessário.
  3. Permaneça em seu lugar na sala de aula o máximo possível, deslocando-se apenas quando necessário.

Intervalo

  1. Na hora do intervalo, sua turma terá um local de convivência designado pela coordenação, limitado pela quantidade de pontos indicados no chão para ocupação individual.
  1. De preferência, continue na sala de aula.

 

Alimentação

  1. Por medida de segurança, os bebedouros da escola estarão interditados. Traga sua própria garrafa com água.
  1. Enquanto as cantinas não estiverem liberadas para funcionamento, a alimentação também deve ser trazida de casa.
  2. Quando as cantinas estiverem liberadas, elas seguirão rígido protocolo de higiene. Primeiro, fazer o pagamento, depois higienizar suas mãos com álcool em gel para, então, receber a comida.

Higienização

  1. A escola terá dispenser de álcool em gel em todas as salas e também distribuídos em corredores e ambientes maiores (pátio, quadra, dentre outros).
  1. Tenha com você sempre um frasquinho de álcool em gel próprio.
  2. Caso algum objeto seu caia no chão, pegue um pouco de álcool em gel para higienizá-lo, e higienize suas mãos também.
  3. Sempre que sair e voltar à sala de aula, higienize suas mãos com álcool em gel.

 

Uso de banheiros

  1. É importante não haver aglomeração no banheiro. Por esse motivo, cada banheiro terá um indicador de capacidade máxima em sua entrada, que deve ser respeitada. Exemplo: se a capacidade máxima for de 2 (duas) pessoas e já houver duas pessoas lavando suas mãos nas pias, espere uma delas sair para você entrar.
  1. Ser objetivo no banheiro significa ser mais seguro, pois evitará aglomerações. Após fazer uso do sanitário, dê descarga e lave bem as mãos com água corrente e sabão. Depois disso, saia do banheiro para dar lugar a quem está na fila esperando.

 

Biblioteca

  1. O acesso à biblioteca será restrito, entrando um aluno por vez, e a retirada dos livros nas prateleiras será feito exclusivamente pela bibliotecária.
  1. A devolução do livro deverá ser realizada num cesto disponível na biblioteca para que possa ser higienizado e ele ficará em quarentena por um período de 3 (três dias), sendo disponibilizado novamente para empréstimo após esse período.

 

Saída da Escola

  1. Siga o horário de saída designado para sua turma, para evitar aglomeração.
  1. Comunique-se com seu responsável. Saia da sala de aula apenas quando ele estiver próximo à escola. Os inspetores auxiliarão nesse controle, informando quando seu responsável tiver chegado.
  2. Siga a trilha de saída indicada pelas setas no chão.
  3. Desloque-se com calma e mantenha a distância do colega à frente.

 

Recomendações Gerais

  1. Não tenha contato físico com colegas, professores ou funcionários.
  2. Caso a bateria do seu celular descarregue e você necessite entrar em contato com seus responsáveis, informe ao professor ou à coordenação. Não pegue emprestado o celular de outro colega.
  3. Caso se sinta mal, avise ao professor ou à coordenação.
  4. Lembre-se: isso é temporário. A pandemia passa, a escola permanece. Estamos juntos neste novo normal!

Para garantir toda a segurança dentro da escola, fizemos inúmeros investimentos. Citamos abaixo alguns deles:

  • Infraestrutura de TI, para garantir a transmissão das aulas para quem ficar em casa;
  • Aulas nos pátios, para garantir distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas;
  • Portas e janelas abertas;
  • Instalação de ventilador onde antes só tínhamos ar condicionado;
  • Limpeza de banheiros e superfícies de contato (corrimão, maçaneta, porta) de duas em duas horas;
  • Aumento do estoque permanente de água sanitária e álcool em gel 70%;
  • Instalação de dispenser em todas as salas de aula e corredores de áreas administrativas;
  • Higienização de carteiras, portas, maçanetas e ar-condicionado antes e depois de cada turno;
  • Medição da temperatura com termômetro digital infravermelho;
  • Instalação do tapete higienizador para os sapatos.

 

Com muita alegria encerramos este comunicado, apresentando, mais uma vez, que a Escola permanece viva desde implementação destas ações na infraestrutura até a dedicação de todo o nosso corpo docente que, com muito carinho, prepara as aulas virtuais.

Agradecemos todos os feedbacks e sugestões de melhoria. Nossa equipe trabalha incansavelmente para atender vocês em tudo que estiver ao nosso alcance. Nos apoiando mutuamente, temos certeza de que superaremos esta fase. Estamos JUNTOS na nossa escola! Hoje e sempre.