Conheça os itinerários do novo ensino médio

A educação brasileira tem um grande desafio em 2022: a implementação do Novo Ensino Médio, que, neste ano, está sendo executado com os alunos da 1ª série. O novo método traz o aumento de horas letivas e mudanças na grade curricular, com uma preparação voltada ao mercado de trabalho. Deste modo, o novo ensino médio fará o aluno se formar na escola com o diploma da área escolhida por ele.

As disciplinas, no novo ensino médio, passam a ser áreas de conhecimento, e são apresentadas como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, neste contexto as áreas de conhecimento são chamadas de itinerários do novo ensino médio.

Alunos do Ensino Médio em sala de aula estudando
Os alunos do Ensino Médio agora encaram uma nova rotina, por meio do itinerários.

De acordo com Lorena Jacob, Diretora Pedagógica do Physics, quanto mais conhecimento os alunos tiverem, melhor para eles. Os estudantes podem optar por quais itinerários do novo ensino médio querem estudar de forma mais aprofundada. Como tudo ainda é muito recente, o colégio aconselha que eles cursem todas as disciplinas, se permitam aprender mais e, assim, enriqueçam seu conhecimento. Desse modo, essa mudança é uma forma de criar uma proximidade dos alunoscom os conteúdos do ensino médio. De modo a tornar o ensino médio mais atrativo e deixar o conhecimento com mais potencial de mão na massa.

O aluno tem, regularmente, as disciplinas básicas pela manhã e à tarde ele vai ter o fortalecimento disso, com experiências lúdicas, por meio de visitas, instrumentos, experiências etc. É um aprimoramento dessa visão de mundo dentro do conteúdo, para gerar nesse aluno mais apropriação do conhecimento. Portanto, o novo ensino médio traz um potencial de enriquecimento e aprofundamento muito grande.