Como a arte ajuda no desenvolvimento infantil?
A arte, segundo Salomão Habib, professor e coordenador do núcleo de artes do colégio Physics, é transdisciplinar, multidisciplinar e interdisciplinar. Ela está presente em toda a vida do ser humano. A arte e o desenvolvimento infantil estão entrelaçados, uma vez que por meio da arte é possível firmar valores socioemocionais, completando assim o exercício da sensibilidade.
Esperança, a menina que descobriu o mar
O projeto autoral de Salomão, chamado ‘Saborearte’, tem como protagonista Esperança, a menina que descobriu o mar. Além dela, outros personagens são apresentados, como a Paciência, a Calma, a Vontade, a Fé, entre outros. E assim, tem como objetivo desenvolver a sensibilidade das crianças utilizando a música e a arte como instrumentos pedagógicos. Trata-se de um trabalho de educação musical, no qual Salomão usa a música para trabalhar o teatro, a dança, as artes visuais, a história e todos os aspectos socioemocionais.
O trabalho, cujo intuito é unir a arte e o desenvolvimento infantil, envolve canto coral, prática de instrumento, análise histórica, análise regional, etc. Além disso, há a multidisciplinaridade da arte, com a capacitação dos professores de todas as disciplinas para que eles possam trabalhar as músicas e conceitos em sala de aula.
Para Salomão, a Arte sempre foi importante, mesmo não sendo tão reconhecida. Em tudo tem arte. E ela tem uma vantagem: o exercício da sensibilidade, que é fundamental, sobretudo hoje em dia, porque o mundo digital traz o isolamento socioemocional. A criança fica na frente do celular, que é um pseudomundo, e perde uma conectividade emocional de relacionamento, de paciência, de fé, de disciplina interna, de calma e de vontade.
A Arte educa. Por isso, o poder da criança de se expressar, aprender, criar e imaginar por meio da Arte é muito grande. Desse modo, é possível obter novas habilidades, fazer diferentes interpretações e ter diversas sensações.
Leave a Comment