A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Uma rotina mais rígida, com conteúdos mais difíceis, professores novos, maior comprometimento e mais exigência nas provas: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um período de muitas mudanças para as crianças e pais. 

Junto com as transformações e a empolgação, é muito normal que apareçam também algumas preocupações. Por isso, é de extrema importância que a escola acompanhe de perto esse momento, para que as crianças se adaptem bem aos novos ambientes e ensinamentos. Por isso, é essencial que os professores façam da sala de aula um local acolhedor que permita a continuidade do aprendizado da criança. Com o apoio da família e da escola, o aluno entende, desde cedo, que as mudanças fazem parte da vida. 

Alunos em transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental realizando atividades em sala de aula
Alunos da Educação Infantil em atividade de sala de aula.

Na educação infantil, o aprendizado é feito por meio de brincadeiras e interações, por isso, o foco desse período escolar está no desenvolvimento do aluno de forma natural. Por outro lado, no ensino fundamental, as brincadeiras se tornam atividades e avaliações mais desafiadoras, que exigem mais esforço das crianças. As interações também são mais intensas. 

Entenda os objetivos de cada segmento de acordo com a BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é no ensino fundamental que os alunos têm uma “relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permitindo a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela”. 

Os objetivos esperados pelos alunos nesse período, de acordo com a BNCC, são: expressar e respeitar sentimentos e emoções; atuar em grupo e demonstrar interesse em ter novas relações; respeitar a diversidade; respeitar regras de convívio social; ter práticas de higiene, alimentação e cuidado com o corpo; expressar-se por meio de artes visuais; expressar ideias, desejos e sentimentos por diferentes meios; entender a função da escrita; identificar quantidades; entre outros.

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