Como balancear estudos e descanso no ano de vestibular?
Todos os anos, após os resultados dos vestibulares em todo o país, é comum se deparar com notícias de quem passou 6h, 7h, 8h (e por aí vai) com a cara nos livros e apostilas e foi aprovado nas universidades mais concorridas. E isso inclui a dedicação, inclusive, no mês das férias escolares.
Mas se ao invés de falarmos de quantidade, focarmos na qualidade desse aprendizado, alternando a rotina entre estudos e descanso?
Isso porque já é comprovado, cientificamente, que a combinação entre mente e corpo relaxados desperta a criatividade, exercita o raciocínio, aumenta o foco e a eficiência, melhora a memória, acalma as emoções, além, é claro, de evitar a exaustão física e mental.
Uma dica de ouro do Colégio Physics é a Técnica Pomodoro. Você sabe como funciona?
É um método de gerenciamento de tempo, utilizado para diversos fins, que se baseia na utilização de um cronômetro para dividir o tempo de estudos em períodos de 25 minutos, separados por intervalos de, geralmente, 5 minutos.
Durante esses 25 minutos (ou mais, ou menos, isso você descobre com a prática), a atenção deve estar completamente focada nas apostilas de Física, Matemática, História, etc, e o tempo cronometrado vai ser seu estímulo para evitar dispersões.
Passado esse tempo, tire de 5 a 10 minutos (não mais que isso) para beber uma água, andar um pouco, e volte. Após algumas repetições alternadas, você tira um tempo maior de descanso para fazer alguma refeição ou ter tempo de lazer e, depois, de volta ao trabalho!
Assim, você mantém a mente aquecida nas férias com os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ainda aproveita para maratonar aquela série nova ou assistir ao filme que todos estão comentando!
Leave a Comment