Como fomentar debates de forma saudável dentro da sala de aula e na vida online dos estudantes?
O avanço das tecnologias nos séculos XX e XXI ressignificou bastante o papel de ambientes tradicionais como as salas de aula - que de tradicional, hoje em dia, já não têm mais nada! Esses espaços já são completamente diferentes dos que estudaram os pais e avós dos nossos alunos, visto que, com a pandemia, as telas de celulares, notebooks e tablets tornaram-se locais de ensino e de debates.
É por meio desse tipo de troca que pautas relevantes do cenário social ganharam destaque e tornaram-se direitos, com a participação ativa cada vez mais cedo, das pessoas, em discussões no mundo online, por exemplo.
E o Colégio Physics entende a importância dos debates para a formação dos alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Pré-Vestibular, como um fundamental momento de troca de experiências e conhecimentos entre alunos e professores, não só para a aprendizagem do conteúdo programático: um exercício para a vida dentro e fora da sala de aula.
Por isso, separamos alguns dos benefícios de boas discussões, seja na sala de aula, seja no ensino remoto, para a formação dos nossos estudantes:
• Aproximação entre alunos e professores, em um sistema de aprendizado conjunto. Não há ganhadores ou perdedores: tanto o professor sente-se valorizado, como o aluno interessado;
• Estímulo do senso crítico, em que os estudantes desenvolvem a capacidade de analisar outras realidades e culturas para formar o seu próprio ponto de vista sobre determinado tema, refletindo positivamente em seu desempenho acadêmico;
• Desenvolvimento de habilidades sobre respeito e organização. Todos temos que saber a hora de falar, de esperar, de ouvir, além do modo de discordar ou concordar com a opinião apresentada por outro colega;
• Fortalecimento da oratória e capacidade de argumentação nos alunos, de modo que sintam-se capazes de expressar o que pensam de forma retórica, coesa e precisa;
• Desenvolvimento da noção de cautela ao se manifestar sobre algo a que não se tem domínio, evitando achismos e generalizações na fala. Em tempos de *fake news*, este é um ganho primordial para a vida.
Pronto! Escolhendo um tema interessante, valorizando a interdisciplinaridade, estabelecendo regras de conduta e tempo, incentivando a pesquisa e busca por informações consistentes, o professor consegue ensinar os alunos muito mais que o conteúdo, mas contribuir na formação de cidadãos para o mundo.
Leave a Comment