Qual o papel da escola no incentivo à iniciação na vida esportiva?
Conquistar um estilo de vida saudável é o desejo de muita gente. Isso requer hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física regular. E quando esse estímulo ocorre na infância, as chances aumentam! Daí a importância da vida esportiva dentro da escola. Afinal, além do desenvolvimento psicossocial e dos benefícios para o corpo, o esporte promove valores essenciais para vida.
De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, a prática é uma área do conhecimento que tem como aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico.
Mas quem pratica esportes sabe que sua influência vai desde a hora de dormir até o momento de acordar.
Para muitos, as aulas de Educação Física podem ser o único momento da rotina no qual a prática de exercícios físicos se faz presente. Para outros, é o momento de fazer aquilo de que gosta. E há também os que vão além, aproveitando ao máximo a oportunidade e fazendo atividades extraclasse.
É entre as quatro linhas de uma quadra ou dentro da sala de aula, que a iniciação esportiva começa a dar seus primeiros passos na vida do aluno, e sua função vai além de os preparar para uma futura carreira de atleta. As atividades físicas trabalham a formação integral como: o desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo.
Combater a ansiedade, trabalhar a disciplina e o respeito, melhorar a coordenação e a agilidade, diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias são alguns benefícios que a iniciação esportiva oferece.
Entendemos a importância do esporte na vida do nosso aluno e por isso daremos início às atividades da nossa escolinha de esportes, que irá oferecer diversas modalidades esportivas, como: futsal, dança, vôlei, judô e ginástica rítmica.
As poucas horas destinadas ao exercício na escola podem ser tão boas quanto imaginamos.
Leave a Comment