Redação do Enem: professora dá dez dicas para atingir a nota máxima na prova.
A redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um desafio para a maioria dos candidatos a uma das vagas nas universidades públicas e privadas de todo o País, devido ao valor atribuído à nota (mil pontos), o que, na maioria das vezes, determina a classificação e aprovação do estudante no processo seletivo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na edição do Enem 2021, apenas 22 alunos tiraram a nota máxima na prova de redação, um quantitativo menor à edição anterior de 2020 onde 28 alunos atingiram os mil pontos.
A professora de redação do Colégio Physics, Carla Reis, que ganhou o primeiro lugar como orientadora do texto premiado do Concurso de Redação do Círio 2021, um dos mais importantes concursos da categoria do Estado do Pará, cita dez supostos temas que poderão ser abordados esse ano:
- A sociedade de consumo frente aos problemas ambientais no Brasil;
- A valorização dos saberes populares como alternativa de democratizar a saúde;
- O diálogo na educação frente ao combate do analfabetismo funcional da população brasileira;
- Os obstáculos para aumentar o número de leitores na sociedade brasileira;
- Sensacionalismo e audiência: um cresce fenômeno e suas implicações no Brasil atual;
- A importância da interiorização das políticas públicas no combate das desigualdades sociais;
- As lacunas no sistema educacional brasileiro e suas consequentes implicações no aumento dos problemas ambientais;
- A arte como alternativa para o desenvolvimento do senso crítico dos brasileiros;
- O desprezo à prevenção de doenças e as implicações para o sistema de saúde brasileiro;
- O diagnóstico tardio das neurodivergências e as consequências para a sociedade brasileira do futuro;
Para ajudar os estudantes a alcançarem a tão sonhada nota máxima na redação do Enem, a professora enumera dez dicas valiosas.
- Assim como nas outras áreas do conhecimento, a escrita é prática: não deixe de produzir e valorizar a correção de seus textos, porque surgirão as dificuldades e, gradativamente, você conseguirá saná-las.
- O tipo de texto exigido pelo ENEM é o dissertativo-argumentativo, isto é, você precisa, a partir do tema, definir seu posicionamento sobre ele. Estabeleça os principais pontos que serão explicitados em seu texto: qual o ponto de vista sobre o tema? Quais argumentos comprovam seu ponto de vista? Quais repertórios legitimam seus argumentos?
- Utilize as palavras-chave do tema. De preferência, já na introdução faça uma abordagem completa.
- Diversifique os conectivos e utilize-os de maneira expressiva, sempre que iniciar um novo período.
- Evite fazer períodos únicos em seus parágrafos.
- Não deixe lacunas em seu texto, sempre explicando o porquê de as informações terem sido escolhidas por você, isto é, não deixe que o corretor precise fazer inferências.
- Retome o repertório em pelo menos um momento de seu texto.
- Faça uma proposta de intervenção que contenha CINCO elementos: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento. Lembrando que todos esses elementos devem girar em torno de uma ação.
- Cuidado na utilização do conectivo “onde”, pois ele é utilizado para referenciar lugares. Em caso de uma inadequação, você será penalizado na C4.
- É muito comum que você revise seus erros nas questões de disciplinas como matemática, química, física e biologia, né? Em redação não é diferente! Verifique quais são os desvios gramaticais recorrentes ao longo dos textos que você produziu durante o ano todo e, em seguida, estude a regra gramatical que você mais sente dificuldade. Assim, gradativamente, os desvios irão diminuir.
Leave a Comment