Projetos pedagógicos: uma perspectiva interdisciplinar

Os projetos pedagógicos são uma ótima ferramenta educativa para ser usada no ambiente escolar. Além de desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação interpessoal e trabalho em equipe, eles também estimulam a curiosidade sobre vários temas, assim como contribuem para a formação do caráter do estudante em desenvolvimento.

Unindo teoria à prática, os projetos pedagógicos otimizam o tempo de aprendizado, envolvem os alunos, trazem inovação e ativam um nível elevado de raciocínio. Deste modo, trata-se de uma forma de ensinar que leva o aluno a sair de sua rotina e vivenciar experiências novas, melhorando o desempenho dos alunos, bem como dos professores e da equipe educacional. 

Para a diretora pedagógica regional do Colégio Physics, Lorena Jacob, os projetos pedagógicos são grandes norteadores cada vez mais presentes nas escolas. “Esses projetos trazem para o aluno, que já possui a informação por meio da tecnologia e das relações familiares, a experiência. Saindo do conteúdo apenas e passando para a prática, para a mão-na-massa. O aluno acha que vai para a escola para adquirir conteúdo, mas hoje em dia ele vai para ter vivência”, ressalta Lorena. 

professor de musicalização realizando uma atividade de projeto pedagógico em sala de aula com crianças da Educação Infantil.
Professor Salomão Habib em atividade do projeto pedagógico “Esperança: a menina que descobriu o mar”

Com uma metodologia lúdica, os projetos pedagógicos abrangem a interdisciplinaridade, unindo as diversas áreas do conhecimento e se complementando e dialogando entre si nos mais diversos temas. Essa nova forma de educar agrega valor à escola, gerando o protagonismo no aluno e proporcionando um ambiente acolhedor e de identificação com a escola.

Leave a Comment