A importância do incentivo à pratica de atividade física na escola
No último mês foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, cujo objetivo é alertar sobre os riscos de uma rotina sem atividade física. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 15 anos, cerca de 47% dos adultos no Brasil não fez exercícios físicos com a frequência mínima recomendada. Pensando nisso, o Colégio Physics trouxe para a sala de aula profissionais para falar sobre o assunto, conscientizando seus alunos quanto à importância da prática regular de exercícios físicos.
Com o tema “O papel da escola no estímulo à atividade física”, profissionais da área de nutrição, educação física e psicologia, incentivaram os alunos a praticarem exercícios físicos e, consequentemente, melhorarem a qualidade de vida e o desempenho escolar. Ainda de acordo com a OMS, a recomendação para a faixa etária de 5 a 17 anos é de 60 minutos de atividade física diária, de moderada a intensa.
Os benefícios de manter uma rotina saudável são muitos: fortalecimento da musculatura, prevenção e diminuição de dores nas articulações, assim como redução do risco de diabetes, hipertensão, colesterol alto, câncer, problemas cardiovasculares e a obesidade. Problemas envolvendo a saúde mental também podem ser evitados, como depressão, estresse e ansiedade.
A escola possui o papel de construir uma consciência crítica que vai além das práticas corporais. É um espaço para o desenvolvimento de estratégias não só para a tividade física, mas de educação para a saúde. A educação física surge como ferramenta para aproximar crianças e jovens, em idade escolar, das práticas de atividades físicas, ajudando no desenvolvimento motor e psicossocial.
Leave a Comment