A importância do incentivo à leitura.

Mais da metade dos leitores lê por indicação da escola ou professores, aponta pesquisa

Segundo a 5ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, lançada em 2020, pouco mais da metade do país tem hábitos de leitura, uma faixa em torno de 52%. O resultado é 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%. A média de livros inteiros lidos em um ano se manteve estável: 4,2 livros por pessoa. Ainda segundo o estudo, de 2015 a 2019, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, e boa parte deles nas faixas etárias de 14 a 17 anos e de 18 a 24, chegando a oito pontos percentuais de diferença.

Qual a importância da escola nesse processo de incentivo?

Um dos dados da pesquisa que mais chamou a atenção foi que, mais da metade dos leitores lê por indicação da escola ou de professores. Isso implica que a escola é um do berços da implementação do hábito da leitura em todas as faixas etárias. O desenvolvimento dessa habilidade bastante complexa, exige o comprometimento de toda a comunidade escolar, já que ler é interpretar o texto, o contexto, o discurso e até mesmo o intertexto.

Alunos do colégio Physics durante as atividades do "tartalê". projeto de incentivo à leitura.
Alunos do Colégio Physics durante o projeto Tatalê.

Todos os dados apresentados no estudo reforçam a importância do incentivo à leitura em todos os aspectos, seja comunitário, cultural e familiar. “A leitura em si comporta várias dimensões: cognitiva, social e linguistica, ou seja, é multidisciplinar. A escola, como incentivadora, deve adotar diversas estratégias para o desenvolvimento da habilidade leitora dos estudantes, para que não venha a se tornar algo isolado, mas que envolva todos os atores que compõem o ambiente escolar”, explica a diretora pedagógica do Colégio Physics, Lorena Jacob.

O Physics desenvolve ao longo de todo o ano letivo projetos de incentivo à leitura, como Saraus Literários, com o intuito de trabalhar vários aspectos importantes como leitura, escrita e expressividade. A diretora pedagógica da escola acrescenta: “Buscamos estimular nossos alunos para que suas competências e potencialidades venham a ser desenvolvidas com excelência”.

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