Está chegando o último dia de provas do ENEM

Mas fique calmo que o Physics conversou com um psicólogo que vai dar dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo no ENEM

Alunos devem controlar a ansiedade e o nervosismo para garantir um bom desempenho no ENEM.

Já passamos pela primeira etapa de provas do ENEM 2020, que neste ano aconteceu no último domingo, 17 de janeiro, já a segunda e última fase será realizada no próximo domingo, 24 de janeiro. Nesta semana, ainda de preparação para realizar o exame, muitos estudantes se sentem pressionados e a ansiedade pode se manifestar de diversas formas físicas. Cuidar ansiedade, do nervosismo, da saúde física e mental, principalmente nesta reta final, é essencial para ter um bom desempenho.

Faltando poucos dias para a segunda prova, é preciso controlar a ansiedade e o nervosismo, que apesar de ser uma reação natural do organismo, em excesso, pode atrapalhar.

A importância do equilíbrio emocional

Para falar da importância do equilíbrio emocional para que os nossos alunos possam se sair bem, conversamos com o psicólogo Fabrício Vieira, que dá algumas dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo no ENEM. Alguns hábitos comportamentais, como ter pensamentos otimistas, fazer atividades físicas, não deixar a emoção dominar, fazem a diferença, “Nas vésperas da prova, é importante relaxar, bem como reforçar apenas os pontos principais do conteúdo estudado, se alimentar bem, deixar tudo organizado, fazer algo relaxante, como controlar a respiração e dormir cedo. Seguir estas dicas pode ajudar a mente e o corpo, garantindo assim o sucesso na realização das provas”, comenta o psicólogo.

Psicólogo Fabrício Vieira dá dicas sobre como controlar a ansiedade no ENEM

É importante reconhecer que enfrentar uma prova, que no caso do ENEM acaba sendo uma competição, pode ativar um alerta de “ameaça” no cérebro. Os sintomas da ativação dessa região do cérebro são: falta de foco, procrastinação, preguiça, ansiedade, alterações no sono e apetite, dentre tantos outros que podem evoluir da fadiga para estresse crônico até que a sensação de ameaça acabe.

Diante disso, estabelecer pequenos objetivos e metas de estudo pode ser uma boa dica para controlar a ansiedade e o nervosismo no ENEM e garantir uma boa performance nas provas.

Para relaxar

  • A meditação tem várias comprovações científicas sobre os seus benefícios também na saúde mental, sendo assim, a meditação é uma boa prática para qualquer momento da vida;
  • Respirar “com a barriga”, o mais natural possível. É o tipo de respiração dos bebês, utilizando o músculo chamado diafragma. Inspire como se fosse encher a barriga de ar, pois isto faz com que o diafragma se contraia e o volume de ar nos pulmões aumente. Expire, contraindo a barriga até o ponto inicial, pois isto faz o diafragma se expandir e esvaziar eficientemente os pulmões. Repita este ciclo, imprimindo um ritmo em torno de 5 a 6 respirações por minuto, assim gradualmente você sairá de um padrão mais acelerado e superficial para um padrão mais suave e profundo. Faça este exercício, diariamente, por, no mínimo, 5 minutos. Sendo assim, pratique esta respiração para baixar a ansiedade ou nível de estresse antes de atividades em que você precise estar calmo e atento.

Para manter o foco

  • Tenha em mente as razões pelas quais você escolheu enfrentar esse desafio – o curso, a faculdade, etc. Deste modo, analise com profundidade se este objetivo é realmente seu – não é para seus pais, sua família ou qualquer outra pessoa;
  • Busque a sua aprovação pela sua realização pessoal, pois seus pais ficarão felizes, sim. Mas se você colocar o peso da responsabilidade pela felicidade deles na sua prova, aumentará a pressão e a ansiedade. Procure conversar com eles sobre o assunto e libertar-se de “misturar” seus afetos com a prova. É importante não condicionar o seu valor como pessoa ao resultado da prova, pois se isso acontece, o gasto de energias para a preparação é muito maior.

Na véspera da prova:

  • Reforce apenas os pontos principais do conteúdo estudado;
  • Revise apenas as questões dos anos anteriores;
  • Deixe tudo organizado: documentos, caneta, máscara, álcool em gel, lanche etc.
  • Alimente-se bem;
  • Faça algo relaxante para sua mente e seu corpo;
  • Durma cedo;

Gostou das dicas? Fique calmo e relaxe, agora está mais perto do fim.

Boa prova!