Você sabe qual a importância da metodologia híbrida na aprendizagem?

O impacto da pandemia levou as instituições de ensino e seus profissionais a se aproximarem da tecnologia, conhecendo novas metodologias de aprendizagem. A metodologia híbrida, também conhecida como Blended Learning, é uma delas.

Esta metodologia visa que cada aluno aprenda de forma específica, proporcionando ferramentas de aprendizado ao ensino presencial e ao ensino a distância. Consequentemente o aluno passa a ter autonomia, podendo adequar suas especificidades e ao mesmo tempo trocar experiências. O mais interessante é que esse processo pode ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

A metodologia blended learning, ajuda o aluno a compreender bem o conteúdo, retendo os assuntos de forma natural, contribuindo para o aumento da confiança e da tranquilidade na hora de realizar o vestibular.

O que é a metodologia híbrida de aprendizagem, conhecida também como Blended Learning?

Sabemos que as pessoas aprendem em velocidades, níveis e formas diferentes, por isso o ponto-chave da educação é compreender que o processo de aprendizado de cada aluno é único.

O colégio Physics prepara seus alunos para o vestibular investindo em uma boa metodologia de estudo, tendo em vista de que esta é uma fase decisiva para a carreira acadêmica e profissional de uma pessoa. Nesse sentido, o ensino híbrido surge como uma forma de otimizar o aprendizado.

Quando as instituições de ensino passam a considerar as particularidades de cada indivíduo, é possível perceber que o modo de ensinar não pode ser o mesmo para todos. Com isso, surge a metodologia  híbrida  de aprendizagem, também é conhecida como o blended learning ou semipresencial.

O termo híbrido se refere a algo que vem da mistura de dois ou mais elementos diferentes. Nesse caso, esses princípios são, o ensino presencial e o ensino à distância. Utilizando a tecnologia como ferramenta de suporte para potencializar o aprendizado de cada estudante. Bem como usando algumas características do ensino tradicional, combinadas com os recursos e benefícios de um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, é possível romper os padrões estabelecidos de ensino, sem usar somente o padrão de sala de aula.

A unificação das modalidades on-line e presencial

A vantagem do blended learning é unir o que há de melhor nas modalidades de educação, de forma simples. O meio online dá flexibilidade e autonomia aos estudantes, além de permitir que todos aprendam sozinhos e explorem suas capacidades fora da sala de aula. Já a parte presencial permite a troca de experiências pessoais e uma comunicação em tempo real.

O aluno passa a ter autonomia, a qual pode ser transformada em motivação. Deste modo, os estudantes ficam livres para orientarem seus estudos na direção que acharem mais interessantes. Nesse caso, o professor fica responsável por acompanhar e supervisionar os pontos mais importantes.

As vantagens da metodologia híbrida

• Flexibilidade para se dedicar aos estudos: Como os estudantes não precisam frequentar a escola todos os dias, não há tanta rigidez na rotina, um ponto positivo para quem tem outras atividades para conciliar. Além disso, o aluno pode definir seus horários, estudar em qualquer lugar e no horário que preferir, basta ter um dispositivo eletrônico e acesso à internet.

 • Aumento do engajamento: A turma tende a trocar mais informações, ter mais interatividade e compartilhar ideias, assim todos trabalham juntos.

• Melhorias na performance de alunos de pré-vestibular: A metodologia de ensino híbrido, sendo aplicada no vestibular, resulta em alunos que compreendem melhor a matéria estudada e não se restringem a decorar macetes para responder a prova. Várias habilidades cognitivas e sociais, bem como uma melhor retenção dos assuntos contribuem para dar maior tranquilidade, confiança e velocidade ao aluno no momento do vestibular.

O colégio Physics sabe que prestar o vestibular é uma grande responsabilidade, mas você não deve se desesperar. Por isso, chegar ao dia da prova bem preparado é fundamental para fazer o teste com segurança e ter um bom resultado.