Dicas para se preparar para o ENEM na reta final
Faltando menos de dois meses para o tão esperado ENEM, esse é o momento em que muitos estudantes começam a ficar ainda mais nervosos. Chegou a hora de se reorganizar nessa reta final, controlando a ansiedade e revisando as matérias da prova. O ideal, segundo especialistas, é continuar no ritmo de estudos com bastante foco, mas sem exagerar, sempre intercalando entre estudos e descanso para não se sobrecarregar. Além de conhecimento sobre os assuntos cobrados, o candidato precisa ter também preparo físico e mental para encarar esse desafio. Por isso é essencial cuidar do corpo e da mente nas semanas anteriores à prova.
Separamos algumas dicas importantes para você não perder o foco e se preparar para o ENEM nesta reta final:
- Fazer revisões: Primeiramente, quando uma prova se aproxima, a principal dica é fazer revisões para não esquecer dos conhecimentos adquiridos durante o período dos estudos. Por isso, crie um cronograma para as revisões, com objetivos todos os dias. Além disso, veja suas anotações e refaça os exercícios, não esquecendo também de treinar a redação. Dê um pouco mais de atenção aos assuntos que caem mais na prova e aos que você tem dificuldade.
- Estudar com equilíbrio: Outro ponto importante ao se preparar para o ENEM é estudar um pouco de cada matéria por dia, para o estudo não se tornar maçante e improdutivo, pois ficar apenas em um assunto o dia inteiro pode ser bastante cansativo. O recomendado é estudar uma hora e meia por matéria e fazer intervalos de 15 minutos.
- Olhar edições passadas: Para se dar bem na prova, é essencial conhecê-la bem. Uma estratégia é pegar edições passadas do exame para fazer os exercícios e ficar mais por dentro do estilo da prova. Muitas vezes, isso pode ser mais eficiente do que apenas absorver a matéria na teoria. É bom também dar uma olhada nos temas de redação anteriores para ter uma ideia do que você pode encontrar.
- Treinar a redação: A redação é uma das partes mais importantes do Enem, principalmente pelo seu peso na nota. Uma boa redação vem de muito treino e leitura. Além de treinar o texto dissertativo-argumentativo e de analisar os temas e redações anteriores, o candidato deve se manter informado em relação aos assuntos atuais. Ler artigos de opinião é uma dica que pode ajudar o estudante a elaborar propostas de solução, parte da redação em que muitos têm dificuldade.
- Fazer simulados: Uma outra maneira de estudar e treinar para o exame é simulando de verdade que você está fazendo a prova. Vá para um local tranquilo e marque o tempo para resolver as questões escolhidas. Após isso, corrija o simulado e calcule a nota.
- Cuidar de si mesmo: É normal sentir estresse e ansiedade quando a prova está próxima, então não esqueça de dar atenção também para si mesmo, cuidando da mente e do corpo. Se alimente bem e faça atividade física. Separe alguns momentos do dia para relaxar, ter lazer e descansar. Não sacrifique suas noites de sono para estudar.
Leave a Comment