O legado de Paulo Freire na educação brasileira

2021 é o ano do centenário de Paulo Freire (1921-1997), educador e filósofo pernambucano, considerado o patrono da educação brasileira. Em busca de igualdade, ele trabalhou principalmente na educação de adultos em áreas pobres de seu Estado. Freire foi o brasileiro mais homenageado da história por títulos de Doutor Honoris Causa (título de doutor concedido por universidades a pessoas eminentes), recebendo pelo menos 35 homenagens em universidades brasileiras e estrangeiras. Os ensinamentos e ideias do educador são, até hoje, aplicados em escolas e universidades que usam a sala de aula como mecanismo de transformação social. 

Criador do movimento chamado pedagogia crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica, transformadora e diferencial. Outros livros publicados por ele são ‘Educação como Prática da Liberdade’ (1967), ‘Educação e Mudança’ (1976), ‘A Educação na Cidade’ (1991) e ‘Pedagogia da Esperança’ (1992). 

Paulo Freire era contra o tipo de educação que colocava o professor como detentor do conhecimento e o estudante apenas como depositório. Segundo ele, o diálogo entre professor e aluno é de extrema importância e, para ensinar, é preciso partir das experiências e conhecimentos do aluno. Foi assim que Freire, com a ajuda de um grupo de professores, alfabetizou 300 adultos em menos de 40 horas, em 1963, na cidade de Angicos (RN). A metodologia utilizada pelos educadores foi ensinar por meio de palavras que já faziam parte do cotidiano daquelas pessoas. 

Diversos ensinamentos de Paulo Freire são considerados pertinentes e atuais por professores, como: a compreensão da realidade dos alunos, com empatia, diálogo e trocas de conhecimento; a importância da alfabetização dos adultos, principal dedicação de Paulo; a formação de indivíduos críticos, com a finalidade de acabar com a alienação; o combate às fake news, que não são aceitas por quem tem senso crítico; o respeito às diferenças, para formar jovens mais tolerantes; e o empoderamento dos mais pobres, pois a educação deve ser para todos. 

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