Unindo tecnologia à educação

O celular virou extensão da mão. Um mundo inteiro pode ser acessado em um clique. Temos ao alcance das mãos, literalmente, uma das maiores enciclopédias do mundo: o google. Em pleno 2021, seria correto afirmar que quase ninguém mais se imagina sem as facilidades de tamanha tecnologia.

Nesse sentido, a forma de transmitir conhecimento também mudou, e quase dá para ouvir um “graças a Deus”. A tecnologia virou grande aliada da educação e tem trazido muitos resultados positivos dentro da sala de aula.

Para Pedro Luan, aluno do pré-vestibular do Colégio Physics, dentre as facilidades do uso da tecnologia na educação, ele destaca a troca mais proveitosa entre aluno e professor, “o fornecimento de materiais entre aluno e professor ficou muito mais fácil. Por exemplo, muitas vezes, nós, alunos, não conseguimos visualizar direito o conteúdo no quadro, com o sistema de compartilhamento de slides numa aula online, o professor consegue transmitir a tela dele para nós, em tempo real. Na minha opinião, essa facilidade é parte fundamental de possibilitar a mesma oportunidade de aprendizado para todos”.

estudante utilizando o computador comprovando os benefícios do uso da tecnologia na educação
A tecnologia tornou-se uma grande aliada para muitos estudantes.

Os benefícios do uso da tecnologia na educação

Muitos são os benefícios da tecnologia dentro da sala de aula, pois torna a aprendizagem mais prática, lúdica e dinâmica. Entre as matérias dadas em sala de aula, a Física é uma das mais abstratas e que muitos alunos demonstram dificuldades no aprendizado, por ser uma disciplina de difícil visualização. É aí que pode entrar a ajuda da tecnologia.

Um exemplo disso é o projeto da Universidade do Colorado, chamado PHET – Interactive Simulations. Carl Wieman, físico americano, vencedor do Prêmio Nobel de 2001, foi o fundador deste projeto, que está online desde 2002. O projeto apresenta simuladores virtuais que representam fenômenos físicos, por meio de um ambiente intuitivo, estilo jogos, dessa forma o aluno é capaz de aprender por meio da exploração e da descoberta.

Destacam-se, dentre muitas, três vantagens, no que diz respeito aos benefícios da tecnologia em sala de aula:

  • O interesse dos alunos aumenta, por trazer proximidade com ferramentas que são utilizadas constantemente no dia a dia, como, por exemplo, uma lousa digital, que possui semelhança com o touchscreen do celular;
  • Da mesma forma, os alunos se sentem desafiados e, consequentemente, mais interessados em aprender;
  • O desenvolvimento da criatividade, como a apresentação em PowerPoint e criação de vídeos.

Mas, vale lembrar que a tecnologia deve ser uma aliada adicional à estratégia pedagógica e não, necessariamente, precisa estar em todas as aulas.