Ficar muito tempo parado pode prejudicar seus estudos?

A mudança no cotidiano devido a pandemia levou ao desenvolvimento de novos hábitos, ou mesmo à intensificação de velhos costumes, como ficar sentado por muito tempo em frente à TV, aos videogames ou mesmo em frente ao computador, durante as aulas online.

Mexa-se! Permanecer muito tempo parado prejudica o seu corpo

Mas permanecer muito tempo parado pode trazer prejuízos ao corpo, devido ao mau uso dos músculos e articulações, é o que chama a atenção a fisioterapeuta Tacyllene Costa. “O corpo humano é projetado para usar todos os grupos musculares de forma harmônica, e quando permanecemos por muito tempo em uma única postura, estamos forçando aquela musculatura ou grupo muscular, não permitindo que haja relaxamento. Com isso, entra em fadiga muscular, tensão muscular, sobrecarregando assim a estrutura, acarretando em patologias secundárias”, explica.

Por isso, é importante prestar atenção ao nosso corpo durante o período que passamos em casa. A fisioterapeuta orienta sobre o que fazer para manter o corpo saudável neste tempo: “sempre que for estudar ou trabalhar, priorize a postura e o descanso. Sempre que possível, alongue-se, para assim não sobrecarregar as estruturas”.

Professora ministrando aulas na modalidade remota, mostrando como a pandemia influenciou na intensidade com a qual nos movimentamos
Professores passaram a ministrar aulas sentados no período do ensino remoto.

Dessa forma, a especialista também lembra que é possível manter o corpo ativo mesmo dentro de casa. “A prática de atividade física é crucial”, ela afirma. “De modo geral, todas as pessoas podem executar alongamentos simples para promover o relaxamento muscular, prevenindo assim o encurtamento ou tensionamento de grupos musculares”, indica a médica.

Para tornar o seu estudo mais produtivo, compartilhamos algumas dicas:

  1. Use uma cadeira ajustável, de modo que você possa manter os pés apoiados no chão. Se não for possível, utilize algum objeto para apoiar os pés.
  2. Mantenha o tronco encostado na cadeira
  3. Teclado e monitor devem ficar em altura confortável, em frente ao estudante. O monitor deve estar alinhado à altura dos olhos.
  4. Cotovelos devem estar apoiados sobre a mesa num ângulo reto
  5. Faça pausas programadas de 5 a 10 minutos para descansar o cérebro e o corpo entre as atividades.